Rádio CDN, do Grupo Diário, completa 1 ano

Eduarda Paz

Rádio CDN, do Grupo Diário, completa 1 ano

Leandro

Foto: Nathália Schneider.

Hoje, 30 de agosto, a Rádio Central Diário de Notícias (CDN), do Grupo Diário, completa um ano. A emissora é um meio de comunicação multiplataformas, transmitido pela frequência 93.5 FM, pelo canal do YouTube, Facebook, TV Diário e também pelo site do Diário de Santa Maria.

A estreia foi em uma segunda-feira, às 7h, com o programa Bom Dia, Cidade!, que é apresentado atualmente por Alexandre De Grandi e Rogério Kerber. A grade de programação, 24 horas por dia, é composta de 20 programas e conta com mais de 30 apresentadores.

Ao longo deste um ano, a CDN proporcionou a Santa Maria e as cidades da Região Central, notícias locais, instantâneas e de qualidade. Bem como está escrito no slogan: “24h ao lado da comunidade”. Para o gerente-geral do Diário e âncora desde a estreia, do Bom Dia, Cidade!, Alexandre De Grandi, 47 anos, é motivo de muito orgulho fazer parte da história da CDN:

– Atuo no meio radiofônico há 20 anos. Comecei a me interessar pela comunicação e pelo jornalismo, porque escutava os jogos do Internacional com o meu pai. Passei a gostar daquela dinâmica, da cobertura esportiva. Então, a rádio foi um grande acerto do Grupo Diário.

Leia também:

Em comemoração aos 20 anos do Diário, Rádio CDN recebe visita de mais um ouvinteFrequência da CDN completa 42 anos

Foto da esq: Marcelo Oliveira. Cobertura esportiva tem destaque na CDN. Na foto o jornalista Gilson Alves e o colunista Deni Zolin recebem o jogador Léo Moura. Foto da direita: Apresentadores do Bom dia, Cidade! Alexandre De Grandi e Rogério Kerber.

Proximidade

O jornalismo diário, 24 horas, é desafiador e exige esforço para apurar as notícias com precisão. De Grandi também comenta que a CDN preencheu uma lacuna de notícias locais que existia na região.

– Fazer companhia para o ouvinte, levar informações de credibilidade, receber as interações ao vivo e os feedbacks (retornos) positivos, mostram que estamos fazendo um serviço com responsabilidade – relata o gerente geral.

O microempreendedor Régis Augusto Schirmer, 56, morador do distrito Arroio do Só, é um dos ouvintes assíduos da rádio. Começa a escutar desde o horário que se levanta, às 5h, pelo aparelho radiofônico. Quando vai para o trabalho, às 10h, ouve pelo celular, para não perder nenhum minuto da programação.

O meio radiofônico sempre esteve no cotidiano de Schirmer. E mais uma questão torna a CDN tão especial para o microempreendedor: a possibilidade de interatividade com os apresentadores durante a programação. Ele acrescenta ainda que prefere rádio à televisão:

– Antes, a pessoa precisava ligar. Agora, é possível mandar mensagem pelo WhatsApp que os jornalistas leem o recado, bem do jeito que mandamos. Isso é muito importante. Além de fazerem comentários da mensagem, que, muitas vezes, são problemas ou demandas. Melhor ainda é receber o retorno dos apresentadores ao vivo.

Foto: Thays Ceretta.

Relevância

O veículo de comunicação rádio é o companheiro fiel de muitas famílias brasileiras por inúmeros motivos. Os primeiros são a instantaneidade e o entretenimento, mas o principal é velocidade com que nenhuma outra mídia, nem a internet, consegue alcançar.

O coordenador da rádio, Pedro Pavan, 34 anos, lembra a cobertura de maior relevância nesse período:

– Sem dúvida, foi o julgamento do Caso Kiss, que ocorreu em dezembro de 2021. Realizamos essa cobertura de forma ininterrupta, com uma equipe em Porto Alegre, acompanhando do local, o julgamento dos quatro réus. A audiência nos procurava para pedir informações, mandar recados ao vivo e tivemos a colaboração de muitos especialistas.

Conforme Pavan, a colaboração de todos, desde os jornalistas, até os ouvintes, ajuda a manter a qualidade do jornalismo hard news (notícias instantâneas). Como exemplo, o coordenador cita a cobertura, ainda em andamento, do Caso Gabriel Marques Cavalheiro, que marca também a história de um ano da CDN. (matéria de Eduarda Paz e Thays Ceretta)

Foto: Nathália Schneider. Caso Kiss está entre as coberturas mais importantes da emissora. No registro, Pedro Pavan em entrevista com a advogada Tatiana Borsa

Onde acompanhar

Pela frequência 93.5 FM, pelo canal do YouTube, Facebook, TV Diário e pelo link do site Mandar mensagem pelo WhatsApp da Rádio CDN (55) 99136-2472

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agasalhos de inverno ainda podem ser doados em Santa Maria Anterior

Agasalhos de inverno ainda podem ser doados em Santa Maria

Senado aprova obrigatoriedade de cobertura de tratamentos de saúde fora da lista da ANS Próximo

Senado aprova obrigatoriedade de cobertura de tratamentos de saúde fora da lista da ANS

Geral