Leandro
Hoje, 30 de agosto, a Rádio Central Diário de Notícias (CDN), do Grupo Diário, completa um ano. A emissora é um meio de comunicação multiplataformas, transmitido pela frequência 93.5 FM, pelo canal do YouTube, Facebook, TV Diário e também pelo site do Diário de Santa Maria.
A estreia foi em uma segunda-feira, às 7h, com o programa Bom Dia, Cidade!, que é apresentado atualmente por Alexandre De Grandi e Rogério Kerber. A grade de programação, 24 horas por dia, é composta de 20 programas e conta com mais de 30 apresentadores.
Ao longo deste um ano, a CDN proporcionou a Santa Maria e as cidades da Região Central, notícias locais, instantâneas e de qualidade. Bem como está escrito no slogan: “24h ao lado da comunidade”. Para o gerente-geral do Diário e âncora desde a estreia, do Bom Dia, Cidade!, Alexandre De Grandi, 47 anos, é motivo de muito orgulho fazer parte da história da CDN:
– Atuo no meio radiofônico há 20 anos. Comecei a me interessar pela comunicação e pelo jornalismo, porque escutava os jogos do Internacional com o meu pai. Passei a gostar daquela dinâmica, da cobertura esportiva. Então, a rádio foi um grande acerto do Grupo Diário.
Leia também:
Em comemoração aos 20 anos do Diário, Rádio CDN recebe visita de mais um ouvinteFrequência da CDN completa 42 anos
Foto da esq: Marcelo Oliveira. Cobertura esportiva tem destaque na CDN. Na foto o jornalista Gilson Alves e o colunista Deni Zolin recebem o jogador Léo Moura. Foto da direita: Apresentadores do Bom dia, Cidade! Alexandre De Grandi e Rogério Kerber.
Proximidade
O jornalismo diário, 24 horas, é desafiador e exige esforço para apurar as notícias com precisão. De Grandi também comenta que a CDN preencheu uma lacuna de notícias locais que existia na região.
– Fazer companhia para o ouvinte, levar informações de credibilidade, receber as interações ao vivo e os feedbacks (retornos) positivos, mostram que estamos fazendo um serviço com responsabilidade – relata o gerente geral.
O microempreendedor Régis Augusto Schirmer, 56, morador do distrito Arroio do Só, é um dos ouvintes assíduos da rádio. Começa a escutar desde o horário que se levanta, às 5h, pelo aparelho radiofônico. Quando vai para o trabalho, às 10h, ouve pelo celular, para não perder nenhum minuto da programação.
O meio radiofônico sempre esteve no cotidiano de Schirmer. E mais uma questão torna a CDN tão especial para o microempreendedor: a possibilidade de interatividade com os apresentadores durante a programação. Ele acrescenta ainda que prefere rádio à televisão:
– Antes, a pessoa precisava ligar. Agora, é possível mandar mensagem pelo WhatsApp que os jornalistas leem o recado, bem do jeito que mandamos. Isso é muito importante. Além de fazerem comentários da mensagem, que, muitas vezes, são problemas ou demandas. Melhor ainda é receber o retorno dos apresentadores ao vivo.
Foto: Thays Ceretta.
Relevância
O veículo de comunicação rádio é o companheiro fiel de muitas famílias brasileiras por inúmeros motivos. Os primeiros são a instantaneidade e o entretenimento, mas o principal é velocidade com que nenhuma outra mídia, nem a internet, consegue alcançar.
O coordenador da rádio, Pedro Pavan, 34 anos, lembra a cobertura de maior relevância nesse período:
– Sem dúvida, foi o julgamento do Caso Kiss, que ocorreu em dezembro de 2021. Realizamos essa cobertura de forma ininterrupta, com uma equipe em Porto Alegre, acompanhando do local, o julgamento dos quatro réus. A audiência nos procurava para pedir informações, mandar recados ao vivo e tivemos a colaboração de muitos especialistas.
Conforme Pavan, a colaboração de todos, desde os jornalistas, até os ouvintes, ajuda a manter a qualidade do jornalismo hard news (notícias instantâneas). Como exemplo, o coordenador cita a cobertura, ainda em andamento, do Caso Gabriel Marques Cavalheiro, que marca também a história de um ano da CDN. (matéria de Eduarda Paz e Thays Ceretta)
Foto: Nathália Schneider. Caso Kiss está entre as coberturas mais importantes da emissora. No registro, Pedro Pavan em entrevista com a advogada Tatiana Borsa
Onde acompanhar
Pela frequência 93.5 FM, pelo canal do YouTube, Facebook, TV Diário e pelo link do site Mandar mensagem pelo WhatsApp da Rádio CDN (55) 99136-2472
Leia todas as notícias